Inadimplência:
evite suspensão do fornecimento de energia por falta de pagamento
Cemig
orienta consumidores a procurarem a empresa para negociar débitos
A
falta de pagamento da conta de luz pode implicar na suspensão do fornecimento
de energia. Buscando evitar esse transtorno para os clientes, a Cemig orienta
sobre as condições em que a interrupção pode acontecer e, caso ocorra, como
proceder para o restabelecimento do serviço. A companhia também oferece
negociação aos consumidores que se encontram em situação de inadimplência e
realiza campanhas de negociação de débitos com condições e facilidades
diferenciadas.
Antes
do corte, a Cemig entra em contato com o cliente por meio de diversas formas de
comunicação, visando evitar que o fornecimento de energia seja interrompido. Os
clientes são alertados sobre o atraso nas faturas via e-mail, SMS, cartas e
contato telefônico. A informação também vem em destaque na fatura, no campo
“reaviso de contas vencidas/débitos anteriores”. Ao receber a conta, o cliente deve
verificar esse campo, que é destacado em amarelo no formulário, para
identificar possíveis notificações de débitos pendentes. Observar essa
informação na conta de luz pode evitar suspensão do fornecimento de energia e
custos adicionais com a religação.
Para
garantir o recebimento desses comunicados, é fundamental que o cliente mantenha
seu cadastro e contatos atualizados junto à empresa. “Por isso, recomendamos
aos nossos clientes que cadastrem seu e-mail ou telefone para receber mensagens
sobre inadimplência, por meio dos canais digitais, como o aplicativo Cemig
Atende e o site www.cemig.com.br, ou em uma agência ou posto de atendimento
Cemig Fácil”, informa Wellington Cancian, gerente de Arrecadação e Adimplência
da Cemig.
Fornecimento
de energia suspenso
Caso
a conta não seja quitada até 15 dias após a notificação, a unidade consumidora
passa à condição de corte e pode ter o fornecimento de energia suspenso a
qualquer momento.
“O
pagamento da conta de energia, mesmo que realizado após seu vencimento, evita a
suspensão do fornecimento. É importante ressaltar que o agendamento bancário
não caracteriza a efetividade do pagamento e, portanto, não é comprovante”,
explica Cancian.
Facilidades
de negociação e pagamentos
Uma
opção que pode evitar a situação de inadimplência é a adesão ao débito
automático em conta da fatura. O cliente pode realizar o cadastro para débito
em seu banco de preferência, utilizando o código disponível na própria fatura.
O procedimento é simples e precisa ser realizado uma única vez. Clientes dos
bancos Santander e Itaú podem realizar o cadastro diretamente nos canais de
atendimento Cemig.
Para
ter o serviço de volta após quitar os débitos existentes, basta o consumidor
entrar em contato com a Cemig para informar a quitação da dívida e solicitar a
religação da energia. Caso queira negociar o débito, o cliente deve se dirigir
a uma agência ou posto de atendimento Cemig Fácil. Feita a negociação da dívida
à vista ou pagamento da entrada, em caso de parcelamento, a energia pode ser
religada.
A
perda ou extravio da conta é uma causa recorrente para a não quitação das
contas de energia. Para reduzir esse risco, a Cemig disponibiliza, ainda, o
envio da conta por e-mail. A adesão é fácil e gratuita, basta que o cliente
comunique à empresa essa opção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário