segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Percurso..

Dona Leoni, a professora que só me ensinou...

Com Ednei  Xavier

Amada, querida, encantadora, minha primeira professora e professora por ofício! O conteúdo era apresentado como se apresenta uma bandeja cheiinha de doce. E qual criança, na sua mais tenra idade, não se refestela com uma bandeja de guloseimas? Ela sabia disso e seu estoque de amor adocicado para ensinar nunca se esgotava. Pelo contrário, feito Hidra, só fazia brotar amor, cujas formiguinhas éramos nós. Quem não se lembra da primeira professora? Você não se lembra? Então você nunca frequentou uma escola. Vale plantar uma árvore, ter um filho ou escrever um livro, mesmo sendo um autodidata, mas, se teve a primeira professora, o sabor é completo. Ter a primeira professora é ter a mãe do lado, o tempo todo, a missão é a mesma, é ter o ensinamento e a proteção 


cuja validade é para toda vida. Mostrou-me conhecimentos, ensinou-me a ler, escrever, fazer contas, a usar a régua. Sempre com muito afeto e amor adocicado. Sempre me dá saudade quando volto ao passado. Mergulhado nesse cândido saudosismo, lembro-me da infância, da merenda e do gosto do suco na hora do lanche, dos torrões e das balas de leite. Dos poucos amigos daquela época, José João e Murilo me marcaram, pois não gostavam de estudar e em virtude disso, eram constantemente cobrados pela Dona Leoni, nossa inesquecível e afável professora. Foi como um anjo do céu que guiou os nossos passos, dando rumo e sabedoria, abriu-nos as portas para o mundo maravilhoso do conhecimento! Como nos ensinou a dar valor ao saber, ao conhecimento, à educação e à leitura! Quem não se lembra da primeira professora, Dona Leoni? Sorridente, formava a fila, e pela mão levava-nos até a sala. Antes, ensinava o Hino Nacional. Muitas vezes, durante os intervalos, ria com algumas traquinagens, mas também colocava respeito só com um doce sorriso ou meigo cafuné. Pois bem, tenho certeza de que o leitor, nesse momento, também deixou sua mente divagar, retroceder, para carinhosamente recordar aqueles que foram instantes peculiares, especiais. Pode ser até que, nesse momento, você tenha vontade de sair correndo e abraçar as velhas lembranças retratadas na figura central da professora ou do professor, tanto faz, que lhe mostrou um mundo espetacular, e até então desconhecido e de profunda importância. Dona Leoni é para se guardar eternamente no peito. Ela foi a responsável pelo início de tudo. A vida passa e o peso dos anos nos revela a maturidade que nos faz enxergar detalhes que antes não víamos, como a primeira professora que é tão preciosa quanto a nossa família, aliás, a extensão dela que adorna a estrada por onde passamos, estimulando-nos à íngreme caminhada que, de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde, temos que trilhar. Ela era uma pessoa exemplar e exponencial. Como professora, foi o elo fundamental de todo esse compulsivo e enigmático processo, calor humano vital de sabedoria e aprimoramento. Ensinou-me com o suor do próprio rosto a gostar de estudar com afinco e amor. Obrigado, Dona Leoni, a senhora continua influenciando minhas decisões e continua sendo a minha segunda mãe. Obrigado muitas vezes por tudo que me ensinou.
É tarde e a noite já vem, fique com ela, Senhor!


 FIQUEM COMIGO E COM DEUS, HOJE E SEMPRE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Boa tarde amigos Após 12 anos no ar, fechamos o clico do nosso blog, que agora é site. Acesse o novo endereço    www.babadosebadalos.c...