segunda-feira, 21 de novembro de 2016

PERCURSO COM EDNEI XAVIER


Meu texto de hoje vai para as dezenas de pessoas, alunos e ex-alunos, que me procuraram, após a polêmica pela escolha do tema da redação do ENEM, cuja proposta não poderia ser outra. Afinal, a responsabilidade de apresentar caminhos para os descaminhos por que trilha a humanidade é da própria humanidade. Não obstante a complexidade do tema em pauta, posso garantir que a proposta apresentada facilitou um pouco a vida de quem iria se debruçar sobre o tema. Por isso, hoje, reservo-me o direito e fico com a obrigação de apresentar algumas de minhas ideias sobre o tema redação de um modo geral, para aqueles que me pediram e para tantos outros interessados. Lanço, a título de provocação, a você, amigo, uma pergunta: e se você pudesse realmente dominar a redação nos concursos e conquistar a sua vaga o mais rápido possível?
Saiba por que a redação avalia quais candidatos serão aprovados... e o que fazer para dominar esse critério que pode garantir até 50% da nota.
As provas de concursos têm se tornado cada vez mais discursivas. Isto significa que os exames atuais exigem que o candidato escreva mais, seja respondendo a questões específicas, ou desenvolvendo uma redação. A grande maioria dos candidatos mal conhece a estrutura da dissertação, gênero textual que costuma ser cobrado nas provas de redação dos concursos. Entretanto, o “concurseiro”  tem que ter em mente a importância da prática da redação caso realmente queira ter um bom desempenho nela. Hoje, vou falar sobre essa tendência crescente nos concursos em todo o país e também sobre como é importante se preparar para a prova escrita. Afinal, o que a prova escrita quer avaliar? Qual o perfil dos candidatos?  Assim como nas provas do Vestibular, as instituições examinadoras têm inserido questões que possam identificar se o candidato tem o perfil para assumir aquela vaga.
As questões de múltipla escolha – sem considerar o fator sorte – geralmente testam se o candidato domina ou não o conteúdo, mas não a sua capacidade de elaborar, falar ou utilizar essas noções na prática. O candidato está preparado para assumir as suas funções? Seja como aluno ou pleiteante de uma vaga em alguma empresa? Os concursos públicos buscam por candidatos que estejam preparados não somente para a prova, mas para assumir suas responsabilidades de trabalho no dia-a-dia.
Já que a modalidade oral, como a entrevista, não é frequente na maioria dos concursos, a redação é uma oportunidade para o você expressar opiniões e dar evidências sobre a suas habilidades de organização, coesão, coerência e argumentação. Os avaliadores reparam não somente o que você escreve, mas como você escreve. O candidato domina a habilidade escrita e formal da língua portuguesa? Considerando que as relações de trabalho são cada vez mais mediadas por computadores e canais digitais, escrever passa a ser uma habilidade central. Com certeza, a escrita de documentos, relatórios, comunicados internos ou externos, e outros tipos de textos, é uma atividade que fará parte do seu futuro trabalho ou mesmo de sua vida escolar.  Além disso, a prova discursiva pretende descobrir se o candidato sabe utilizar a variante formal da língua (sem gírias e com o uso da norma culta, aquela que a gente aprende nos livros de gramática e na escola!).
Fecho nossa conversa dizendo que o sucesso do "concurseiro" depende da preparação. Porém, hoje quero acrescentar que desenvolver a habilidade escrita prepara a pessoa para além da prova.
Portanto, investir para melhorar a sua redação é investir em você para o futuro!
Lembre-se de que as dicas, a leitura de temas atuais, especialmente, e o bom aproveitamento das aulas de todos os conteúdos proporcionam êxito e muito sucesso na hora de fazer uma redação.

Abraços e até!


FIQUEM COMIGO E COM DEUS, HOJE E SEMPRE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Boa tarde amigos Após 12 anos no ar, fechamos o clico do nosso blog, que agora é site. Acesse o novo endereço    www.babadosebadalos.c...