quarta-feira, 15 de maio de 2019


         Em 13 de Maio de 1888 a escravidão foi "extinta"no território brasileiro, em seu texto,a Lei n.3.353, mais conhecida como Lei Áurea trazia o seguinte:
"A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador Sr. Dom Pedro II: Faz saber a todos os súditos do Império, que a Assembléia Geral decretou e Ela sancionou a lei seguinte:
Art.1. É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.
Art.2. Revogam-se as disposições ao contrário.
Manda portanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer que a cumpram e façam cumprir e guardar tão interinamente como nela se contém.
O secretário de Estado dos Negócios da Agricultura e interino dos Negócios Estrangeiros, bacharel Rodrigo Augusto da Silva a faça imprimir, publicar e correr. 

Dada do Palácio do Rio de Janeiro, em 13 de Maio de 1888, sexagésimo sétimo da Independência do Império.
Nada mais continha, apenas 2 artigos para por fim a aproximadamente 400 anos de escravidão de quase 1 milhão de pessoas que ainda se encontravam nesse regime. Saímos da escravidão e entregues à própria sorte, sem moradia, saúde ou educação. Hoje 131 anos depois da assinatura da Lei que libertou 700 mil negros escravizados, infelizmente a sociedade ainda tem que falar e lutar por reparação, pois a comunidade negra muito avançou, porém ainda enfrentamos um racismo institucional e uma exclusão social que só consegue ficar mais perversa a cada dia. O Concurso Miss e Mister Afro Monlevade , trabalha pelo reconhecimento da beleza negra, pois não podemos esquecer que um dos primeiros fatores para justificar a inferioridade a nós imposta séculos atrás, foi a questão estética, o fato de que não éramos parecidos com os europeus em pele, em cabelo, em traços, língua, religião e cultura. Mas hoje temos consciência do nosso valor e a luta pela igualdade de oportunidade continua. Ninguém quer piedade e em esmola, as pessoas precisam de oportunidade!     

       FIQUEM COMIGO E COM DEUS, HOJE E SEMPRE!!!                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Boa tarde amigos Após 12 anos no ar, fechamos o clico do nosso blog, que agora é site. Acesse o novo endereço    www.babadosebadalos.c...