sexta-feira, 27 de agosto de 2021

 Banco Central mudará regras do Pix para evitar sequestros e roubos

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta 6ª feira (27.ago.2021) que a autoridade monetária planeja lançar nas próximas semanas uma série de mudanças no Pix, sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, para dificultar a ação de 

criminosos. Na lista, há funções para limitar horários de transferências e valores, informou ele em seminário promovido pela Esfera BR, em São Paulo.

Campos Neto falou que o Pix permite o rastreio do dinheiro roubado. Em sequestros, criminosos costumam usar contas de laranjas para receber o dinheiro, além de pulverizá-lo para outras.

 “Quando alguém faz um sequestro relâmpago com outra pessoa, para obter um recurso, ela tem que transferir para uma conta. E essa conta, ou ela vai ser uma conta laranja. E a gente tem conjunto de medidas para que as contas laranjas não aconteçam. Ou ela é uma conta da própria pessoa, e a pessoa que fez o crime tem lá registrado quem ela é, onde ela mora”.

Campos Neto deu como exemplo um caso em que o criminoso transferiu o dinheiro roubado para a conta-salário dele, utilizada pela companhia ao qual trabalhava. Isso facilitou o rastreio do bandido. “Ao contrário do que às vezes passa a percepção, o Pix vai ajudar nesse sentido: ele é mais rápido que o Doc e a Ted para rastrear”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Boa tarde amigos Após 12 anos no ar, fechamos o clico do nosso blog, que agora é site. Acesse o novo endereço    www.babadosebadalos.c...