quinta-feira, 29 de junho de 2017

Após intervenção dos vereadores, empresas prestadoras de serviços da ArcelorMittal Monlevade reforçam compromisso de priorizar contração de mão de obra local

As empresas prestadoras de serviços da ArcelorMittal Monlevade renovaram seus compromissos em priorizar a contratação de mão de obra local. É o que foi afirmado pelo gerente de Recursos Humanos, João Carlos de Oliveira Guimarães, durante reunião com os vereadores da Câmara de João Monlevade. O encontro aconteceu na tarde de ontem, 28, e contou com a presença do presidente da Câmara, Djalma Bastos (PSD), e dos vereadores Leles Pontes (PRB), Cláudio Cebolinha (PTB), Revetrie da Saúde (PMDB), Fábio da Prohetel (PP), 


Tonhão (PPS), Toninho Eletricista (PHS), Lelê do Fraga (PTB), Belmar Diniz (PT), Thiago Titó (PDT), Gentil Bicalho (PT), Pastor Carlinhos (PMDB) e  Sinval Dias (PSDB).  Pela empresa, além de João Carlos esteve presente o analista de Comunicação, Lucas Vilela.

A reunião foi agendada a pedido dos vereadores, para que fossem esclarecidas denúncias de trabalhadores da cidade, de que as prestadoras de serviço da ArcelorMittal não estariam dando preferência à contratação de mão de obra de João Monlevade. Os vereadores Djalma Bastos e Revetrie da Saúde atenderam a estes trabalhadores e solicitaram explicações da siderúrgica por ofício. Ainda assim optou-se também pela reunião presencial, a fim de esclarecer todos os questionamentos.

Segundo João Carlos, é preciso esclarecer inicialmente que as contratações em questão são para uma obra que vai durar 40 dias e que é necessária para prolongar a vida útil do alto forno da empresa. “Neste momento a aciaria irá parar, a partir de 27 de julho. Então os trabalhadores desempenharão funções também junto a obra”, disse João Carlos. O gerente de RH da siderúrgica ainda disse que após intervenção da Câmara, reuniu-se com os representantes destas empresas para analisar a situação. Conforme declarado por ele, foi explicado novamente as regras de conduta empresarial da ArcelorMittal Monlevade, e dentro dessas recomendações, foi destacada a de priorização da mão de obra local. “Primeiro por questão de cidadania. A ArcelorMittal está inserida em João Monlevade, e por isso nosso interesse máximo no município. Depois, porque é o melhor a se fazer até pelo impacto social e custo para as empresas, que não precisam arcar com alojamentos e outros fins”, explicou João Carlos.

Outro ponto abordado pelo gerente é que neste primeiro momento, é comum que pessoas de fora venham para a cidade. Isto porque inicialmente é preciso instalar o canteiro de obras e construir equipamentos. “As empresas têm suas equipes fixas para isto. Nenhuma empresa faz um canteiro de obras com pessoas desconhecidas ou sem experiência. Elas têm equipe própria”, detalhou. João Carlos ainda frisou que em alguns casos, o trabalho demanda certa especificação, que às vezes não se encontra. “Ainda assim tem-se dado prioridade para preenchimento de vagas para os candidatos de João Monlevade”, afirmou.

Comprovação por números
Como forma de comprovar sua fala, João Carlos solicitou às empresas a relação de contratados até então. A Paul Wurth informou que dos 308 contratados, 147 moram em João Monlevade, 140 de cidades da região e 21 de Belo Horizonte. A Mascarenhas Barbosa Roscoe (MBR) informou que dos 160 empregados, 146 são de João Monlevade e 14 de fora. “Até o pico da obra, serão contratadas mais 80 pessoas por esta empresa, e a projeção é que 75% sejam daqui”, acrescentou. Já a Reframax informou que no pico da obra, 240 pessoas serão contratadas e que hoje, 100 de João Monlevade estão empregados. “Projetando para o pico das obras, serão 63% contratados de nossa cidade. Isso demonstra que a informação que demos no ofício é verdadeira”, informou o gerente.  

Documentação dificulta contratação
João Carlos ainda informou aos vereadores as dificuldades das empresas nesta contratação de mão de obra local. Segundo ele, o CAT/Sine faz a primeira triagem, passando às empresas os currículos selecionados, com comprovante de endereço em João Monlevade. “Os candidatos passam por todo o processo e são fichados. Aí, quando as empresas se dão conta, um mesmo comprovante de endereço foi utilizado por 10 trabalhadores, ou seja, são usadas artimanhas como alugar uma casa como república ou pegar comprovante de endereço de terceiros. Mas na entrevista o candidato afirma que reside aqui”, explicou João Carlos.  Especificamente nesta situação, as empreiteiras solicitam ao Cat/Sine que sejam mais rigorosos nesta seleção.
Outro ponto levantado pelas empresas à ArcelorMittal é que algumas vagas demandam uma especialização, e que quando não encontram na cidade, buscam fora. “Há ainda o dificultador de que alguns candidatos levam documentação incompleta. Tomei a liberdade de mostrar alguns currículos às empresas. O representante de uma delas disse que teve um senhor que passou no processo, na entrevista, mas não apresentou o atestado de bons antecedentes. Deste jeito não houve como contratá-lo”, declarou João Carlos.

Ao fim de sua fala, João Carlos destacou que não foram preenchidas ainda todas as vagas. “O pico das contratações será a partir da segunda quinzena de julho. O alto forno só para dia 27 do mês que vem. O processo ainda está correndo”, informou. O representante da ArcelorMittal ainda disse que as empresas terceirizadas se comprometeram novamente a priorizar a contratação pelo Cat/Sine e também a solicitar que o processo seja mais rigoroso.

Vereadores sugerem melhorias no processo
Após ouvirem as colocações, os vereadores fizeram uso da palavra. Todos agradeceram à ArcelorMittal pela disponibilidade e clareza nesta questão. Neste momento, Cláudio Cebolinha sugeriu que o Cat/Sine e até mesmo as empresas exijam que seja apresentado como comprovante de residência o título de eleitor do candidato. Desta forma os vereadores acreditam que será reduzida a possibilidade de informação enganosa passada por alguns. Já Toninho Eletricista sugeriu que a Prefeitura ofereça capacitação gratuita aos trabalhadores de João Monlevade, para que possam disputar as vagas. Djalma Bastos agradeceu a disponibilidade da empresa e reforçou o papel conciliador do Legislativo.

Logo após a reunião com os vereadores, três representantes dos trabalhadores desempregados em Monlevade solicitaram uma reunião com João Carlos e Lucas Vilela e foram prontamente atendidos. Todas as informações repassadas aos vereadores foram direcionadas a estes trabalhadores. Os mesmos agradeceram a atenção e fizeram também a sugestão de se exigir o título de eleitor durante o processo seletivo. Eles cobraram ainda mais rigor do Cat/Sine nesta seleção.
FIQUEM COMIGO E COM DEUS, HOJE E SEMPRE!!!!

sexta-feira, 23 de junho de 2017


Cohab e Prefeitura poderão construir 60 apartamentos no bairro Sion

A Cohab Minas (Companhia de Habitação de Minas Gerais) e a Prefeitura de João Monlevade estão fazendo uma pesquisa de demanda habitacional, com o objetivo de apurar e demonstrar o perfil do público interessado em adquirir, em condições facilitadas, um apartamento, sem entrada e com prestações com o valor de, no máximo, 30% (trinta por cento) da renda familiar.
Nesta parceria, assim que concretizado o projeto, a Prefeitura deverá entrar com o terreno e a Cohab Minas deverá construir 60 (sessenta) apartamentos, no bairro Sion.
Quem tiver interesse, deverá preencher um questionário de pesquisa no 
Setor de Habitação da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de João 

 Foto ilustrativa 
Monlevade, até o dia 14 de julho de 2017.
Segundo a prefeita Simone Carvalho Moreira (PSDB), não se trata de cadastro de venda e, sim, de uma pesquisa para saber quantas pessoas querem comprar um apartamento financiado, sem entrada e com prestações no valor máximo de 30% (trinta por cento) da renda familiar.
Segundo a prefeita, vale frisar que a pesquisa não dá direito imediato à compra do apartamento. “É para saber o número de pessoas interessadas”, ressaltou.
Ainda de acordo com a Prefeita, se o projeto for concretizado, será feito um cadastro para selecionar os compradores que ainda não têm casa própria e se enquadrem nas condições exigidas pelo referido programa.

Mais um inteligente amigo da nossa sociedade, José Rui Guimarães Bretas, marido da Flávia Santos (do Cerimonial), garantiu de primeira a Carteira da Ordem dos Advogados. Na foto com as filhas Alice e Sofia.
 BABADO COM SELMINHA DANADINHA
 Há poucos dias achei interessante , para não dizer engraçado a observação de uma dondoca muito badalada. Sobre sua vizinha. “Olha , ela não acende todas as luzes da casa porque não consegue pagar a conta e há dias estive lá e observei: ao invés de manteiga , ela está servindo margarida”. Quando entrei no banheiro, caí pra trás; trocou o papel higiênico pluma por aquele que parece lixa. Você não acha que ela só pode estar falindo. Eu não acho , é sinal da crise.

 Nota de Classe
Será no dia 10 de julho, a Assembléia Festiva de Posse
nova diretoria Ano Leonístico 2017/2018 do Lions Clube Centro. Na presidência será empossado Cal Hélio Fuscaldi Ribeiro.

Aniversariou ontem  quinta-feira (22/06) o jornalista Marcelo Melo. Desejamos vida longa e muitas conquistas nos dias vindouros

FIQUEM COMIGO E COM DEUS, HOJE E SEMPRE!!! 





segunda-feira, 19 de junho de 2017

 Carmen Steffens organiza talk show na loja de João Monlevade
Clientes VIP’s da loja Carmen Steffens de João Monlevade tiveram uma noite inesquecível durante o evento Talk Show, comandado pelo consultor de imagem Henrique Kamizão – que entre muitas dicas de estilo, esclareceu as principais dúvidas das clientes sobre as tendências da temporada, como fazer combinações, as cores do momento, entre outras.

As 10 exigentes clientes da loja também tiveram a oportunidade de experimentar looks da coleção mais recente e colocar em prática durante o descontraído Talk Show as dicas exclusivas do consultor. E no final as participantes ganharam sapatos personalizados.  Confira os cliques!
                    Fotos: Anselmo de Oliveira



























Pra pensar

"O pássaro não canta por ter uma resposta. Ele canta por ter uma canção."

Provérbio chinês

... a vida tem que seguir, e a gente precisa ser feliz! Boa semana amigos-leitores. Um beijo!

FIQUEM COMIGO E COM DEUS, HOJE E SEMPRE!!!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Associação de Marujos é reconhecida
com título de Utilidade Pública Estadual

Na tarde do último domingo, 10, em reunião na sede do congado, foi oficializada a entrega do Diploma de Título de Utilidade Pública Estadual à Associação Cultural de Marujos de João Monlevade. O diploma foi conferido pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais e dá direito à associação de receber subvenções e participar de parcerias com recursos públicos do Governo de Minas.
O deputado estadual Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho - PDT) entregou o diploma oficializando a outorga do título à presidente da associação, Maria Margareth Moreira Araújo e ao vice, o vereador Toninho Eletricista, além do capitão mor, Joaquim Catarino, que representou os congadeiros. Participaram do evento membros da comunidade e o vereador Vanderlei Miranda.
A Associação Cultural de Marujos de João Monlevade, antes denominada Guarda de Marujos Nossa Senhora do Rosário, foi criada em outubro de 1951 com apenas seis membros. Hoje, a entidade conta com 100 integrantes. A associação participa de grandes eventos religiosos na cidade e também na região, levando a cultura do congado a diversas comunidades. Crianças e adultos desenvolvem um trabalho cultural de elevado resgate histórico do congado.
A entidade é juridicamente registrada com direitos privados, sem fins lucrativos e com autonomia administrativa, contando com o apoio da comunidade e da Prefeitura Municipal, por intermédio da Fundação Casa de Cultura para desenvolver suas atividades que elevam o valor cultural do município.
A presidente da associação agradeceu o reconhecimento do deputado Nozinho e destacou que o vereador Toninho Eletricista, vice-presidente da entidade, atua há mais de 10 anos na soma de esforços para manter e fortalecer as raízes culturais do congado. Segundo Maria Margareth, o título concedido irá proporcionar à entidade, por meio de verbas públicas, condições para construir a sede própria e dará suporte para a realização dos eventos a fim de manter viva a cultura do congado em João Monlevade.



FIQUEM COMIGO E COM DEUS, HOJE E SEMPRE!!!!

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Reflexão Bíblica
Caríssimos irmãos e caríssimas irmãs, saúde e paz da parte de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sempre esteja com todos vocês!
O Evangelho de São Marcos (Mc 12,28-34) narra que um escriba faz uma pergunta capciosa a Jesus: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos”, ora a corrente religiosa denominada escriba eram aqueles que interpretavam a lei mosaica, ou seja, o escriba tinha conhecimento da Sagrada Escritura, assim sendo, o intuito do escriba era por Jesus a prova, mas podemos nos perguntar, ele como escriba porque tenta estabelecer um ranking entre os mandamentos?
A resposta de Jesus “destrói a mentalidade” daquele mestre da lei, pois a resposta de Jesus foi precisa e direta: “Ouve Israel” o Senhor nosso Deus é um só.... E amarás o teu próximo como a ti mesmo!”. Nosso Senhor, resume os dez mandamentos em dois, ou seja, o verdadeiro e autêntico cristão não vive na observância da lei de Moisés, mas o verdadeiro e autêntico cristão vive na graça concedida por Jesus  para a nossa salvação e para que pudéssemos sair do jugo da lei que nos torna escravo e aprisiona diante de preceitos. A graça de Jesus em nossa vida nos faz amar, perdoar e sobretudo buscar a Santidade, São Paulo nos diz na carta aos Romanos (Rm 5, 20-21): “Veio, porém a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo Nosso Senhor!
Irmãos e irmãs, o mestre da lei entende perfeitamente que amar a Deus e ao próximo como a si mesmo “supera os sacrifícios e holocaustos” (Mc 12,33.) Deus está esperando a resposta de cada pessoa e que a nossa resposta seja que nós O amamos acima de todas às coisas, pois o Senhor Nosso Deus é bondade e compaixão, que a nossa entrega a Deus se converta em generosidade e amor para com os nossos irmãos  e irmãs. O Senhor é bom e misericordioso, e nós te glorificamos, Ó Pai e Filho e Espirito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amem! Abraço Padre Gabriel Jadson


João Monlevade, Paróquia São Judas Tadeu.

FIQUEM COMIGO E COM DEUS, HOJE E SEMPRE!!!

quarta-feira, 7 de junho de 2017

“Temos que homenagear as pessoas pelo trabalho”, destaca Juarez Camilo

O presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara, Juarez Camilo (PSDB), destacou em seu discurso na entrega da comenda Dr. Hélvio Moreira dos Santos na noite de quinta-feira, 01/06, que os homenageados estavam recebendo a comenda pelo trabalho prestado pela cidade de Santa Bárbara. “Todos aqui hoje prestaram ou prestam um trabalho importante para a nossa cidade, cada qual em seu setor de atuação. Não podemos, de maneira alguma, usar esse momento único para agradar classes ou pessoas”, defendeu ele de maneira enfática.

A solenidade, que teve início às 19h40 com o plenário lotado pormais de 300 pessoas, foi aberta com um vídeo institucional apresentando o trabalho feito pela nova gestão do Legislativo. Em seguida, a Corporação Musical Santo Antônio (de Santa Bárbara), sob a regência do maestro José Francisco, entoou o hino Nacional.Os homenageados da noite foram José Hosken, pastor Antônio Lopes, padre Elias Leoni, o ex-vereador Antônio Isidoro (representado por sua esposa Georgete de Ávila), os empresários Renato Soares e Henrique Lopes, o secretário municipal de Saúde Giovani Ferreira, o Centro Pedagógico Cecilia Meireles (representado pela professora Juliana Rodrigues) e o Instituto Cenibra(representado pela coordenadora de Comunicação Leida Horst).

O secretário Municipal de Saúde, Giovani Ferreira, disse que receber a honraria é algo que ele deve estender a todos os funcionários da Saúde do município. “Eu como santa-barbarense me sinto orgulhoso por receber essa grande comenda e estendo essa homenagem a todos os funcionários da Saúde”, disse ele.

O presidente da Câmara Municipal de Itabira, Neidson Freitas (PP), participou da solenidade e disse que um evento como esse engradece a cidade. “Nesse tempo que estou na politica poucas vezes vi uma homenagem tão importante como hoje. Parabéns ao presidente da Câmara Juarez Camilo pelo trabalho em reconhecer as pessoas que fazem, de fato, uma cidade melhor”, afirmou.

Presenças 

A entrega da comenda contou a presença de lideranças politicas de toda região como os presidentes de Câmara Leonei Pires (PV) de Barão de Cocais, Eduardo Motta (PT) de Bom Jesus do Amparo, Neidson Freitas (PP) de Itabira, Vanda Gomes (DEM) de Catas Altas, Guilherme Rosa (PTB) de Caeté e dos prefeitos Décio dos Santos (PV) de Barão de Cocais, José Alves Parreiras (PSDB) e o vice-prefeito Fernando Guimarães de Catas Altas, Dário Motta (PSB) prefeito de Bom Jesus do Amparo e do vice-prefeito de Santa Bárbara, Alcemir Moreira.O evento foi prestigiado também por vereadores, secretários municipais, presidentes de associações e da juíza da comarca de Ribeirão das Neves, Maria de Lourdes Villarinhos, que atuou por alguns anos em Santa Bárbara.



FIQUEM COMIGO E COM DEUS, HOJE E SEMPRE!!!

terça-feira, 6 de junho de 2017

Por meio do Broto da Vida, a Câmara de João Monlevade 
trabalha para o desenvolvimento sustentável

No  Dia Mundial do Meio Ambiente, que aconteceu ontem(5). Mais uma vez, a Câmara de João Monlevade é parceira do Executivo nas ações alusivas à data, que serão desenvolvidas amanhã, 6, durante todo o dia, na Praça do Povo. Mas a atuação do Legislativo monlevadense para o desenvolvimento sustentável vai além disso.

Desde 2015, está institucionalizado pela Câmara o projeto ambiental Broto da Vida. Com foco em promover a interação entre a Câmara e a comunidade, o projeto permite ainda que o Legislativo promova a conscientização ambiental em diferentes públicos, com foco na legislação aplicável, na educação, prevenção e combate a questões nocivas à natureza. Conforme destacado pelo presidente da Casa, Djalma Bastos (PSD), por meio do Broto a Câmara vai além de legislar e fiscalizar. “Participamos ativamente da busca do desenvolvimento sustentável que tanto almejamos. É por meio do Broto que apoiamos a Associação dos Trabalhadores da Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom) e a Prefeitura para a implantação definitiva da coleta seletiva”, explicou Djalma. Tal apoio permitiu o aumento dos materiais coletados pela associação e ainda, a conquista de um convênio, que permitiu a cobertura do galpão da instituição.

Apoio à Vigilância em Saúde e implantação do SIM
A Câmara Municipal também apoia projetos da saúde por meio do Broto da Vida. O Legislativo monlevadense é parceiro da Vigilância em Saúde (Visa), em especial no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Esta ação específica envolve nossa parceria com estagiários, em especial os de Engenharia Ambiental, que visitam os bairros junto com os agentes de endemia, fortalecendo a educação ao cidadão”, explicou Djalma.

Outra ação que o Legislativo vem buscando efetivar é o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) a nível regional, importante ferramenta para regularizar a produção e comercialização de produtos de origem animal. “A Câmara Municipal vem buscando constante diálogo com municípios da região para finalizarmos esta questão. O SIM protege o produtor rural e proprietários de açougue que terão a regularização do que comercializam, e é benéfico também ao consumidor, que terá segurança da origem e do controle de qualidade do que compra”, explicou. 

Educação ambiental nas escolas
A educação ambiental nas escolas também é trabalhada pelo Broto da Vida. Estagiários do projeto vão até as escolas do município e desenvolvem projetos ambientais, como plantio de hortas, além de ministrarem palestras educativas. Outra ação que que vem sendo trabalhada desde 2015 é a preservação de nascentes e a patrulha ambiental, para atuar em especial na prevenção e combate às queimadas.

Para Djalma, a celebração da data coloca em evidência a importância de se preservar o meio ambiente, mas a prática da sustentabilidade deve ser constante. “A causa ambiental sempre foi uma das minhas principais bandeiras. Acredito firmemente que preservar o meio ambiente é respeitar a vida. Enquanto cidadão e vereador, sempre trabalharei para isto. E hoje estando presidente da Câmara de João Monlevade, afirmo que todos os vereadores apoiam o Broto da Vida”, declarou Djalma.


FIQUEM COMIGO E COM DEUS, HOJE E SEMPRE!!!

  Boa tarde amigos Após 12 anos no ar, fechamos o clico do nosso blog, que agora é site. Acesse o novo endereço    www.babadosebadalos.c...